1. Steve Jobs — O Homem e a Máquina
Steve Jobs foi o responsável por inventar o Mac e estimular a competição com a Microsoft. Também presidiu a Pixar e levou a Apple ao patamar que a gigante do Vale do Silício ocupa hoje no mercado. Não fosse por sua atuação, seria difícil dizer onde a tecnologia estaria agora.
Embora a sua influência seja inegável, o que nem todo mundo conhece é o seu método de trabalho. Perfeccionista e determinado, Jobs lutou para construir a sua visão. É exatamente isso que “Steve Jobs — O Homem e Máquina”, de 2015, procura mostrar.
Para os empreendedores, é um jeito de explorar a mente brilhante de Jobs, além de entender a importância de tomar decisões com assertividade.
2. Print the Legend
Até pouco tempo atrás, a impressão 3D era uma tecnologia que existia apenas nos filmes. Com a atuação de empreendedores obstinados, a tecnologia mais revolucionária desde o computador tem ficado acessível.
O documentário “Print the Legend” mostra essa jornada e é um dos melhores filmes na Netflix sobre empreendedorismo. Lançado em 2014, conta a história dos empresários do ramo e como eles focaram na revolução da impressão 3D.
Além de explorar a história dessa revolução, é um ótimo incentivo para que os novos empreendedores não desistam.
3. Silicon Cowboys
Em 1982, não era nem a Microsoft e nem a Apple que dominavam o mercado. A IBM era imbatível no ramo dos computadores — até que surgiram três fundadores e cujos apelidos deram origem ao documentário “Silicon Cowboys”, de 2016.
Os criadores da Compaq Computer chegaram ao Vale do Silício e decidiram enfrentar e gigante da época com um computador portátil. Seguindo um caminho improvável, a pequena competidora ajudou a transformar o mercado e torná-lo o que é hoje.
É uma excelente inspiração para os empreendedores que têm medo de tentar ou que ficam apavorados com os grandes players. Com a atuação certa, é possível fazer a diferença.
4. Moneyball — O Homem que Mudou o Jogo
Empreender tem tudo a ver com liderança. Então, assistir a “Moneyball — O Homem que Mudou o Jogo” é uma ótima escolha. Estrelado por Brad Pitt e lançado em 2012, conta a história de Billy Beane. Gerente de um time de beisebol, é surpreendido com um corte no orçamento.
Em vez de se deixar abater, Beane traça uma estratégia com a ajuda de Peter Brand. Com a contratação de jogadores baratos, utilizou dados estatísticos e colocou a equipe entre as principais do país.
Trata-se de uma dose extra de motivação, fala sobre o papel da liderança e ainda aponta a necessidade de saber fazer mais com menos.
5. Tony Robbins: Eu Não Sou Seu Guru
Saber criar uma experiência única e transformadora, muitas vezes, é o suficiente para dar certo no mercado. O documentário “Tony Robbins: I Am Not Your Guru”, de 2016, mostra as técnicas pouco usuais de Tony Robbins.
O escritor e palestrante não apenas oferece mudanças de vida no palco, mas traz insights poderosos sobre como empreender. Com um programa de imersão milionário e uma agenda sempre lotada, demonstra a importância de oferecer algo de alto valor agregado.
É uma boa escolha entre os filmes na Netflix sobre empreendedorismo porque traz uma nova visão e ainda garante alguns conselhos muito úteis.