• Endereço:R.Riviera,1254-Jardim Novo Mundo,Goiânia-GO,74705-050
  • (62) 3996-4545/ (62)3996-5655

Operações suspeitas reportadas por bancos supera números do ano passado em apenas 7 meses

Em apenas sete meses as instituições financeiras do país já reportaram ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) quantidades de operações financeiras suspeitas muito similares a todo o ano de 2020.

O número de denúncias chegou a quase 235 mil apenas entre janeiro e julho de 2021, correspondendo a 95% de todas as notificações recebidas pelo conselho em 2020. Em 2019, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), foram registradas apenas 118 mil denúncias.

Durante o 11º Congresso de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo, realizado pela Febraban, o presidente do STF Luiz Fux ainda citou que as  denúncias recebidas no ano passado fazem parte do total de 829 mil notificações recebidas pelo Coaf.

“Várias operações deflagradas pelos órgãos de repressão dos ilícitos financeiros tiveram sua origem nas comunicações suspeitas efetuadas pelos bancos ao Coaf. Um exemplo recente é a própria Operação Lava Jato. Foi por intermédio da comunicação dos bancos que as movimentações financeiras suspeitas foram verificadas”, disse Fux, que também citou a pandemia para condenar a corrupção e a lavagem de dinheiro.

Fux ainda acrescentou que a lavagem de dinheiro se constitui em um delito em que o criminoso transforma os recursos obtidos em atividades ilegais em ativos aparentemente legais, exatamente para [tentar] se livrar das consequências de seus crimes. Daí a importância de as instituições bancárias comunicarem as operações financeiras suspeitas.

Com informações UOL

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*