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Gov.br: plataforma facilita consulta e acesso a serviços

Lançado há dois anos e com mais de 4,7 mil serviços do Governo Federal, o Gov.br tem como objetivo aproximar o cidadão. Ao todo, já são mais de 112 milhões de usuários da plataforma.

O acesso aos serviços foram destacados no topo da página inicial para que o cidadão encontre o que precisa com facilidade.

O gov.br soma mais de 3,3 mil serviços digitalizados – 71% do total existente. Até o final do próximo ano, a meta definida na Estratégia de Governo Digital é atingir os 100%.

“Hoje, com apenas um clique, os brasileiros têm acesso a serviços e informações essenciais para o exercício da cidadania. O resultado: um governo único para o cidadão”, reforça o secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro.

Além disso, a plataforma apresenta sugestões conforme o perfil de cada cidadão. Isso é possível com base no histórico de navegação do usuário na plataforma, em observância à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) .

“Nada mais lógico do que evoluir todos os dias, tornando o gov.br mais simples e fácil de utilizar. Quando assumimos, em janeiro de 2019, havia 1,8 milhão de pessoas ali cadastradas. Passamos a concentrar nele todos os sites e serviços do Governo Federal e agora ultrapassamos metade da população brasileira. É um marco”, destaca o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade. “O gov.br promove relacionamento digital do governo com o cidadão e, com isso, melhora a administração pública e combate a burocracia”, acrescenta.

Gov.br

O gov.br é uma das iniciativas aceleradas pelo programa Startup gov.br e desenvolvida em parceria com o Serpro. Para tornar ainda mais efetiva a transformação digital do governo brasileiro, a Secretaria de Governo Digital lançou o Startup gov.br em março deste ano.

Os esforços estão focados em projetos digitais de forte impacto no poder público, aplicando metodologias ágeis de trabalho, com equipes multidisciplinares, entregas mensuráveis e prazos definidos. Há equipes atuando nas mais diversas frentes no Startup gov.br , como regularização fundiária, transportes, assistência social e educação, com especialistas em tecnologia, ciência de dados e experiência do usuário, entre outros.

“Queremos aprimorar a experiência dos cidadãos que acessam serviços em canais digitais do governo por meio da simplificação e personalização de conteúdo”, ressalta a diretora Emmanuelle Oliveira, responsável pelas mudanças na plataforma do governo. “O gov.br tem o objetivo de aproximar o cidadão do governo, colocando-o no centro e construindo um relacionamento baseado na confiança e no empoderamento do usuário de serviços públicos”.

Com informações Ministério da Economia

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