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A importância de contar com uma assessoria contábil após a abertura de um negócio

A assessoria contábil presta diversos serviços de contabilidade, que vão desde cuidar do cumprimento das obrigações fiscais, tributárias e trabalhistas, até auxiliar no controle financeiro do negócio e ajudá-lo a crescer, se esse for seu desejo.

“Mesmo para quem é MEI e que não precisa da assinatura de um contador, essa assessoria é bastante útil, diminuindo a carga de preocupações com burocracia e permitindo o empresário focar na sua atividade principal”, explica João Esposito, CEO da Express CTB.

Serviços oferecidos pela assessoria contábil

Conheça alguns dos trabalhos realizados por uma assessoria contábil e que são importantes para o seu negócio.

Certificação digital

certificado digital funciona como uma assinatura digital, que oficializa as operações da sua empresa para fins legais e atesta a veracidade de diversos processos.

Atualmente, diversas rotinas indispensáveis para uma empresa só são possíveis com a apresentação do certificado digital, tornando a contratação desse serviço obrigatória.

Regularização

Com o crescimento das demandas, surge a necessidade de formalizar o negócio que nem sempre foi aberto da forma mais adequada. Para isso, uma assessoria contábil pode atuar de maneira consultiva, verificando o melhor enquadramento para a empresa evitando o pagamento de impostos desnecessários.

Os profissionais conseguem solucionar dúvidas e orientar em relação aos processos e às declarações, além de cuidar de tudo o que é necessário para que o CNPJ atue regularmente.

Gestão financeira

Uma boa gestão financeira serve não só para deixar as contas “no azul”. Com relatórios claros, é possível identificar problemas e tomar as melhores decisões, proporcionando um crescimento claro e seguro para a corporação.

 RH e Folha de Pagamento

Outra questão importante para os negócios são as obrigatoriedades legais que envolvem a admissão e a demissão de colaboradores, assim como o pagamento dos direitos e a emissão de holerites.

A assessoria contábil também atua como apoio para o RH nesses aspectos, evitando processos trabalhistas e problemas com os funcionários.

Auditoria

Durante a auditoria, são identificadas as possíveis irregularidades na situação financeira, trabalhista e tributária do negócio. Além de prevenir problemas fiscais, esse cuidado traz informações importantes para que os empresários façam um planejamento estratégico das finanças.

Documentos contábeis

A prestação de contas corporativas requer uma série de documentos trabalhosos, como balancetes, DREs e resultados financeiros, apenas para citar alguns.

Contratando uma assessoria contábil de confiança, é possível deixar todo esse procedimento maçante e demorado nas mãos de quem realmente entende do assunto.

Uma boa assessoria contábil vai além das obrigações legais e a formalização de documentos, trabalha de maneira estratégica junto aos objetivos da empresa, desde a sua abertura.

Com informações de João Esposito, CEO da Express CTB.

Imóvel novo ou usado: qual escolher na hora da compra?

Quem tem vontade de sair do aluguel e adquirir um imóvel pode se deparar com a seguinte dúvida: imóvel novo ou usado? Existem diferenças importantes entre essas duas opções e, para decidir bem, é preciso colocar na balança os prós e contras.

Para acertar na escolha, é importante fazer um bom planejamento financeiro e avaliar o próprio perfil levando em conta as duas opções. Confira as principais diferenças entre os dois tipos.

Imóvel novo

Os imóveis novos possuem vantagens e desvantagens para o comprador. À primeira vista até podem parecer a melhor opção, mas isso vai depender das preferências e necessidades.

  • Melhores condições de financiamento: os apartamentos ainda na planta garantem vantagens na hora de fazer o financiamento. Por exemplo, a Caixa Econômica Federal financia até 80% sobre o valor total do imóvel novo, mas apenas 70% dos usados. Além disso, também é possível utilizar o FGTS na compra, facilitando ainda mais o pagamento;

  • Áreas comuns e de lazer: muitos condomínios novos são quase clubes, onde o morador poderá praticar esportes, utilizar piscina, salão de festas, home office, ginástica, churrasqueira, playground para as crianças, entre diversas outras facilidades;

Ao mesmo tempo que essas facilidades aumentam consideravelmente o valor do imóvel e do condomínio, acabam sendo  uma vantagem para o morador que não precisará pagar por nenhum desses serviços em locais externos.

  • Maior valor de revenda: tanto a planta quanto às instalações dos imóveis novos são mais modernas, o que diminui o risco de problemas estruturais e reformas;

E, como dito anteriormente, as áreas comuns são mais completas, o que chama bastante atenção dos compradores e favorece a revenda futura.

Imóvel usado

Assim como o imóvel novo, os usados também têm seus prós e contras. Para decidir, é preciso avaliar as prioridades e o que realmente faz diferença na hora de comprar um imóvel.

  • Localização privilegiada: justamente por terem sido construídos quando determinada cidade ainda não era tão habitada, os prédios mais antigos costumam estar nas regiões mais centrais da cidade e perto de tudo;

  • Construções com mais espaço físico: antigamente era mais comum encontrar apartamentos maiores, com salas e cozinhas mais amplas, assim como os quartos;

  • Condição do imóvel: embora comprar uma casa usada tenha muitas vantagens, é também importante averiguar a condição do imóvel, para que não acabe gastando ainda mais com reformas mais tarde;

  • Mudança mais rápida: caso o comprador esteja com pressa para morar no apartamento, os imóveis usados costumam ser bem mais rápidos do que os novos ainda em construção;

  • Condições de pagamento: na maioria das vezes, quem opta pela compra do imóvel novo tem opções diversificadas de pagamento, especialmente se ele for negociado na planta e diretamente com a construtora.

Em geral, não existem restrições para o financiamento, independentemente se for um apartamento novo ou usado. Se o comprador quiser, ambos podem ser adquiridos por meio do programa Casa Verde Amarela (antigo Minha Casa Minha Vida), por exemplo.

Apenas é necessário seguir as condições impostas pelo programa, como o imóvel ser usado especificamente para moradia e as parcelas não ultrapassarem 30% da renda familiar mensal.

Fonte: CrediHome

Como humanizar a gestão de pessoas na pandemia?

Os funcionários são os bens mais preciosos de toda empresa. Mantê-los engajados e motivados é uma das missões mais importantes e, ao mesmo tempo, desafiadoras. Com a pandemia, que tem criado severos impactos à saúde mental, fazer uma gestão de pessoas humanizada à distância tem sido ainda mais difícil.

Segundo o relatório anual da American Psychological Association (APA) deste ano, onde aponta as tendências emergentes da psicologia, dois terços dos trabalhadores relataram que os problemas de saúde mental sofridos prejudicaram seu desempenho profissional durante a pandemia. Paralelamente, outra pesquisa realizada pela Lyra Health e pela National Alliance of Healthcare Purchaser Coalitions, mostra que 40% dos funcionários disseram estar enfrentando um esgotamento nesse período.

Os impactos causados pela pandemia são devastadores e, além de afetar a própria saúde de muitas pessoas, impactam consequentemente em outras atividades e responsabilidades profissionais. Neste cenário, ter uma boa gestão de pessoas através da tecnologia pode contribuir – e muito – para driblar esse esgotamento, e, ainda, trazer a motivação, engajamento e produtividade antes vista no trabalho presencial.

Um estudo feito pela Você RH mostrou que 72% dos gestores confirmam que a pandemia foi a razão efetiva para adotar transformações na companhia. Além disso, 40% dos executivos disseram ter se aproveitado da transformação digital para elaborar as melhores estratégias para atingir a melhoria na gestão e na rotina dos funcionários através da tecnologia.

Em meio ao distanciamento social, o uso da tecnologia deve ser o foco da gestão de pessoas. Em um primeiro momento, a tecnologia traz enormes benefícios para o dia a dia da organização, permitindo acompanhar o andamento e desenvolvimento de cada funcionário por meio de plataformas online e, manter uma comunicação próxima e clara por meio de ferramentas tecnológicas. Tudo isso otimiza o dia a dia das tarefas e contribui para diminuição de reuniões e processos desnecessários.

Além das obrigações, plataformas que auxiliem no bem-estar e no cotidiano do time devem ser uma prioridade, como suporte de consultas psicológicas, conteúdos de exercícios, distração e meditação são indicados neste momento.

Essas plataformas são extremamente importantes para que as empresas consigam tirar insights importantes sobre o dia a dia dos funcionários à distância. Afinal, com o home-office, as chances de problemas pessoais interferirem no nosso desempenho profissional, são bem maiores.

Por isso, os funcionários devem ter um espaço onde se sintam à vontade para expor seus sentimentos e compartilhar o que os está incomodando. Com isso, a missão das empresas e, principalmente da gestão de pessoas, é buscar formas de ajudá-los, tornando a casa um ambiente em que continue havendo paz e sossego, mesmo trabalhando ali. Isso acaba contribuindo para um maior desempenho, produtividade no dia a dia e, inclusive, uma maior motivação.

Momentos de relaxamento e descontração como esses são extremamente importantes para a saúde mental das pessoas em meio a esse cenário difícil de isolamento social. Essas devem ser as prioridades de todas as empresas agora e depois que tudo isso passar.

Fonte: Camila Paiva, Gerente de RH da Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas

Empresa cidadã: como contribuir com a licença-maternidade e receber benefícios fiscais

O Dia das Mães é uma das datas mais especiais do ano, e quando falamos em direito das mamães, um tema que sempre está em pauta é a licença maternidade. Para preservar o período que as mulheres necessitam com o recém-nascido, desde 2009, está regulamentada a lei que institui o Programa Empresa Cidadã. O programa garante uma extensão das licenças maternidade e paternidade, enquanto, em contrapartida, oferece benefícios fiscais às empresas participantes. Todo mundo sai ganhando.

Conforme a advogada tributarista Marcela Guimarães, sócia da banca Marcela Guimarães Sociedade de Advogados, a inserção da mulher no mercado é irreversível e a tomada ostensiva de postos de trabalho pelo público feminino é crescente, o que nos coloca num caminho, felizmente, sem volta. “Entretanto, esse caminho também nos conduz à missão conciliatória de acomodar as necessidades maternais às demandas do mercado”, afirma.

Marcela explica que o programa concede benefícios de índole fiscal para as empresas que se aliam ao propósito de equalizar as condições de trabalho das mulheres no mercado de trabalho.

“No bojo desse Programa, às empresas que estendem a licença maternidade, é outorgada possibilidade de dedução fiscal, quando da apuração do lucro real para fins de IRPJ, o total da remuneração da empregada pago no período de prorrogação de sua licença-maternidade”, destaca.

“Trata-se de medida capaz, a um só tempo, de ampliar a garantia da mulher à licença maternidade e recompensar a empresa comprometida com posturas éticas e sociais”, conclui Marcela Guimarães.

Prorrogação da licença

O programa confere à mãe a prorrogação por mais 60 dias da duração da licença-maternidade, além dos 120 já garantidos por lei. Enquanto ao pai, estende para mais 15 dias, além dos 5 dias já estabelecidos. Essa prorrogação será garantida à empregada da instituição que aderir ao Programa, desde que seja solicitada até o final do primeiro mês após o parto. A prorrogação do salário-maternidade terá início no dia subsequente ao término da vigência do benefício e será devida, inclusive, no caso de parto antecipado.

Regras para adoção

O Programa também beneficia as mães por adoção. Nesse caso, o prazo da prorrogação varia de acordo com a idade da criança adotada. I – por 60 dias, quando se tratar de criança de até 1 ano de idade; II – por 30 dias, quando se tratar de criança a partir de 1 até 4 anos de idade completos; III – por 15 dias, quando se tratar de criança a partir de 4 anos até completar 8 anos de idade.

Como a empresa pode aderir

A adesão ao Programa Empresa Cidadã é por meio do Atendimento Virtual (e-CAC), disponibilizado no site da Receita Federal, utilizando código de acesso ou certificado digital. É possível, a qualquer momento, o cancelamento da adesão.

Remuneração

Durante todo o período de prorrogação da licença-maternidade e da licença-paternidade, a empregada e o empregado terão direito à remuneração integral.

Mas vale ressaltar que, no período de licença-maternidade e licença à adotante, a funcionária não poderá exercer qualquer atividade remunerada, salvo nos casos de contrato de trabalho simultâneo firmado previamente. É proibido, ainda, a matrícula da criança em creche.

Benefícios Fiscais

O benefício fiscal será dado para a empresa que é tributada com base no Lucro Real. Ela poderá deduzir do Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) devido, em cada período de apuração, o total do valor pago à funcionária no período de prorrogação da licença-maternidade. É proibida a dedução como despesa operacional.

A dedução também se aplica ao IRPJ determinado com base no Lucro Estimado. No entanto, o valor deduzido do IRPJ com base nesse regime não será considerado IRPJ pago por estimativa e deverá compor o valor a ser deduzido do IRPJ devido no ajuste anual.

Fonte: It Press

Salário mínimo: pesquisa mostra que valor ideal subiu para R$ 5.330,69 em abril

A Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos, que é realizada mensalmente pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), mostrou que o salário mínimo ideal para abril subiu para R$ 5.330,69.

Os cálculos mostram que valor supera em quase cinco vezes o piso nacional vigente, de R$ 1.100, e é um pouco maior que o salário ideal de março, que foi de R$ 5.315,74.

Para chegar ao valor ideal de abril, o órgão considera o valor necessário para sustentar uma família de quatro pessoas, formada por dois adultos e duas crianças, com a cesta de alimentos mais cara que, em abril, foi a de Florianópolis (R$ 634,53).

Além disso, o estudo do Dieese revela ainda que, com o desconto da Previdência Social (7,5%), o trabalhador remunerado pelo piso comprometeu, em média, 54,36% do salário em abril com a compra de alimentos básicos. Essa porcentagem supera a verificada em março, de 53,71%.

Os preços do conjunto de alimentos básicos tiveram alta em 15 das 17 capitais pesquisadas pelo órgão no mês.

Salário mínimo 2022

No projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2022, anunciado pelo Ministério da Economia em abril, o governo federal propôs o valor do salário mínimo de R$ 1.147 no ano que vem.

O valor representa um aumento de 4,27% em relação aos atuais R$ 1.100. A variação é semelhante à do INPC, índice usado para o reajuste do piso salarial. Isso significa que o salário mínimo deverá ficar sem aumento real (acima da inflação) pelo terceiro ano seguido.

Apesar de não reconhecer que mudou a política do salário mínimo, a equipe econômica já vinha reajustado o piso apenas com a variação da inflação mesmo antes da pandemia, com o argumento de que precisa preservar o ajuste fiscal.

Tradicionalmente, os reajustes do mínimo são calculados a partir do aumento do INPC somado da variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes. Criada pelo governo Lula, essa regra virou lei em 2012, durante o governo Dilma, mas expirou em 2019.

Durante esse período, o salário mínimo não teve aumento acima da inflação em 2017 e 2018, já que o cálculo considerou os anos de 2015 e 2016, respectivamente, quando o país estava em recessão.

Fonte: Contabeis