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Faturamento de pequenas e médias empresas cresce 118% com vendas online

O faturamento de pequenas e médias empresas com vendas online cresceu 118% entre fevereiro e agosto deste ano, em comparação com o mesmo período de 2019. O volume de vendas no mesmo período aumentou 98%.

Os números fazem parte de um levantamento feito pela Neotrust/Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado.

Segundo a estudo, o fechamento das lojas por causa da pandemia do coronavírus acelerou o processo de digitalização desses negócios e incentivou o investimento no ambiente digital como principal canal de vendas durante a quarentena.

Compras

Confira o volume de compras por região:

– Sudeste: 69%
– Norte e Nordeste: 13%
– Sul: 12%
– Centro-Oeste: 6%

As categorias que mais cresceram no volume de vendas foram:

– Cama, mesa e banho: 393%
– Móveis: 241%
– Decoração: 217%
– Saúde: 212%
– Câmeras, filmadoras e drones: 205%

“A chegada da pandemia causou um grande impacto na forma que essas empresas se relacionam com seus consumidores. Muitas dessas lojas não tinham familiaridade com o varejo online e tiveram que acelerar essa migração. A adaptação foi necessária e o resultado tem sido excelente”, afirma André Dias, presidente-executivo da Neotrust/Compre&Confie.

Saiba como MEIs e pequenas empresas podem vender para o Governo

Por muitos anos, os processos de licitação foram dominados por grandes corporações que conseguiam oferecer menores preços e melhores prazos. De acordo com o Painel de Compras do Ministério da Economia, só em 2019, foram mais de R$ 477 bilhões investidos em processos de compras públicas.

De olho nesse mercado, que segue aquecido e até acelerado por conta das compras para o combate à pandemia, as pequenas empresas começaram a se preparar para vender ao poder público.

Desde 2006, existe uma lei (123/2006) que estabelece algumas vantagens para Microempreendedores Individuais (MEIs), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) participarem de licitações e tornar a concorrência mais equilibrada. Os benefícios estão relacionados à simplificação das obrigações administrativas, tributárias, previdenciárias e de crédito, que acabavam prejudicando as pequenas e médias empresas interessadas em vender para o governo.

“Muitas empresas, depois que entram no mercado de licitações, param de atender o público privado, pois o setor público se mostra mais vantajoso. Entretanto, há também pequenos negócios que deixam de aproveitar desses benefícios pela falta de informação”, explica Fernando Salla, CEO da Effecti, empresa especializada em tecnologia para licitantes.

Salla comenta que a lei determina a realização de licitações públicas com abertura exclusiva para MEIs, MEs e EPPs, em contratações de até R$ 80 mil.

Com isso, a empresa consegue ter sustentabilidade financeira, a competição acontece de igual para igual e as pequenas e médias empresas têm mais chances de conquistar um contrato. A regulamentação também determina que essas empresas recebam tratamento diferenciado e simplificado em contratações públicas.

Atualmente, existem algumas flexibilizações que permitem a compra sem licitação de equipamentos, serviços de saúde, além de bens e equipamentos, desde que seja comprovada a situação de emergência.

Além disso, existem outros benefícios exclusivos para as empresas que se enquadram nos regimes MEI, ME e EPP, como a preferência de contratação em caso de empates e a regularização fiscal tardia.

Passo a passo

1) Para participar de uma licitação, o empreendedor deve se informar sobre os processos abertos e se a sua empresa cumpre com os requisitos. Ou seja, se oferece aquele serviço ou produto e se está dentro no tipo de enquadramento exigido. O maior desafio nesse momento, talvez seja encontrar esses processos em aberto. “A tecnologia é uma aliada neste momentos, e ferramentas de automação, como da Effecti, permite ao licitante encontrar as licitações de forma automática”, explica Salla.

2) Depois disso, é necessário realizar um cadastro no portal Comprasnet. É neste ambiente que estão todas as licitações abertas ou fechadas para pequenas e médias empresas. As informações estarão organizadas por região e categorias de compras ou contratações. Para participar dos pregões, também é preciso cadastrar a empresa no SICAF, um sistema integrado, para o cadastro e envio dos documentos online. Em seguida, consultar o Manual do Fornecedor que está disponível na área de Publicações – Manuais. Neste ambiente, estão disponíveis os manuais dos sistemas SIASG, SIASGNET, Comprasnet, SCDP, SRP, RDC e Pregão, além de orientações sobre práticas e formas de gestão em licitações e contratos. Todo o serviço é gratuito, sem cobrança de taxas.

“Uma dica importante antes de começar é verificar se sua empresa está em dia com a documentação, se não há pendências tributárias e legais com o seu negócio. Caso tenha dúvida com relação aos documentos exigidos para o cadastramento, vale consultar um especialista. É importante organizar o seu negócio para que possa atender os critérios básicos exigidos e que podem levar o seu projeto à desqualificação, como Qualidade, Rendimento, Preço, Condição de pagamento e Prazo”, destaca.

3) Por fim, o especialista recomenda que o interessado entenda melhor sobre cada órgão que utiliza a licitação como objeto de contratação, observando o histórico de compras e sobre as licitações anteriores. Isso ajudará o empreendedor a se preparar para o envio da proposta, e ficar sempre atento aos prazos e aos períodos de abertura das licitações.

Fonte: RME

O que a contabilidade pode fazer pela sua empresa?

Muitos empresários e empreendedores, seja em ascensão ou com a carreira já consolidada, já se perguntaram, pelo menos uma vez na vida, sobre o que a contabilidade pode fazer pela sua empresa. Esse tipo de pensamento não é incomum, e nem mesmo errado.

Hoje, discutirei com você sobre esse assunto, que é de suma importância não só para o mundo contábil, mas também para a gestão de qualquer negócio, visto que a contabilidade sempre se mostra como um dos pontos principais para o desenvolvimento de uma atividade, seja ela comercial ou sem fins lucrativos.

O contador é o melhor amigo do homem (de negócios)

Não pude evitar de fazer este jogo de palavras com a frase clássica. O contador é o grande aliado para os empresários e empresárias do Brasil, pois é ele quem auxilia na gestão da empresa desde o começo, em diversos aspectos diferentes.

E esse relacionamento possui frutos tão bons para as empresas, principalmente porque:

  • A complexidade tributária no país é alta;
  • A Receita Federal está cada vez mais incisiva em relação às obrigatoriedades fiscais e tributárias;
  • Um negócio precisa, obrigatoriamente, ter uma contabilidade profissional.

Entre outros motivos, que fazem do contador uma figura central para qualquer empresa. Mesmo assim, esse profissional ainda é um pouco desvalorizado, sendo considerado, na maior parte das vezes, como uma obrigação, um mal necessário, e não um investimento que pode levar uma empresa ao sucesso.

E a culpa não é apenas do empresário que não dá valor ao contador, mas também dos próprios contadores que, já tão imersos em suas rotinas diárias, não são capazes de enxergar o horizonte e todas as mudanças tecnológicas advindas da transformação digital desse mercado, que possui cada vez mais demanda, e que requer muita atenção e tecnologia por parte dos escritórios de contabilidade.

A importância da contabilidade no que diz respeito às obrigações

A contabilidade é importante para uma empresa, a princípio, para que esta esteja dentro dos conformes requeridos pela Lei. Essa é a preocupação inicial de um empreendedor, e também dos empresários, já que as constantes adições nas regras e nos tributos (que são cerca de 90, ao todo), são praticamente impossíveis de acompanhar.

Dessa forma, somente o profissional contábil é capaz de realizar certos serviços, e isso, por si só, já demonstra o que a contabilidade pode fazer pela sua empresa.

Mas, isso não é tudo! O contador também auxilia na obtenção de documentos e alvarás, acelerando, e muito, o processo de abertura de uma empresa. É uma verdadeira “mão na roda” para o empreendedor.

Saber o quanto pagar de imposto, que impostos pagar, declará-los da forma correta diante do fisco, garantir que todos os funcionários recebam seus direitos, tudo isso é parte do trabalho do contador, que conduz revisões tributárias, analisa questões trabalhistas e de pessoal, e ainda se preocupa com a sua gestão.

O que a contabilidade pode fazer pela sua empresa, afinal?

Além de todos os benefícios já citados, ainda podemos falar sobre alguns pontos importantes, os quais são cobertos pela contabilidade.

Uma boa contabilidade vai além de cuidar das suas obrigações, e se torna uma ferramenta de peso para que os seus resultados se tornem ainda mais grandiosos. Isso porque todas as análises e diagnósticos conduzidos pelo profissional contábil servem como base para demonstrações precisas, que fornecem dados suficientes para que o empreendedor tenha um processo de tomada de decisões muito mais assertivo.

Resumindo: quando o contador quer, quando ele é bom mesmo, ele se torna um alicerce da empresa, auxiliando na gestão do dono do negócio, e assumindo responsabilidades maiores para si (no que diz respeito ao seu campo de atuação).

O contador também se mantém ao lado do empresário, o orientando a respeito das possibilidades e melhores caminhos para seguir, principalmente no que se refere a uma redução de custos ou no que é pago em impostos. Afinal, a revisão tributária visa uma adequação nos valores pagos pela empresa. Existem ocasiões onde a empresa está pagando impostos a menos, mas também onde a empresa paga impostos excessivos.

O que a contabilidade pode fazer pela sua empresa é, em suma:

  • Garantir que ela esteja dentro dos conformes requeridos pela Lei;
  • Assegurar que todas as contribuições com impostos estejam corretas;
  • Reduzir custos desnecessários de forma eficaz, sem prejudicar áreas do negócio;
  • Cuidar das questões trabalhistas, dos benefícios, direitos e deveres dos funcionários;
  • Acompanhar de perto os números e resultados, além de preparar demonstrações precisas;
  • Aconselhar no processo de tomada de decisões, sempre com base em dados;
  • Analisar o histórico tributário do negócio, verificando a possibilidade de possíveis recuperações de créditos tributários;
  • Colaborar com insights sobre a área financeira.

E isso só para começar! Para ter uma noção mais ampla de o que a contabilidade pode fazer pela sua empresa, é preciso estar imerso nessa experiência, e viver a realidade de ter um grande aliado ao seu lado!

Se esse é o seu desejo, ou se você ainda tem alguma dúvida, pode entrar em contato conosco a qualquer momento! Nós te ajudaremos a entender a importância da contabilidade na sua empresa e vida.

INSS: Quem precisa passar por perícia?

Quase 70% dos médicos peritos retomaram o atendimento presencial nas agências do INSS na última sexta, 25. O número deve aumentar nesta segunda, 28, já que a associação que representa os peritos considerou mais 25 agências aptas para realizar o atendimento com segurança para médicos e segurados.

A notícia é positiva para quem está aguardando vaga para ser avaliado pelo médico do INSS para comprovar o direito a auxílio-acidente, auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.

Aposentados e pensionistas com doenças consideradas graves têm direito à isenção do Imposto de Renda e também precisam ser avaliados por invalidez que dependem de cuidador e têm direito a um adicional de 5% no valor do benefício.

O atendimento só é feito por agendamento, pelo 135 u pelo Meu INSS (site ou aplicativo). Caso já tenha agendado, mas não foi atendido porque o perito faltou, o segurado tem direito a remarcar nova data. Se teve o pedido negado, o segurado tem
30 dias para recorrer da negativa.

Antecipação

O governo liberou uma antecipação de R$ 1.045 de auxílio-doença e R$ 600 por causa do fechamento das agências em março.

Com a reabertura das agências, a antecipação dos R$ 1.045 poderá ser paga a requerimentos de auxílio-doença protocolados até 31 de outubro. No entanto, só para o segurado que morar em município localizado a mais de 70 km de uma agência com perícia que esteja com o agendamento disponível.

Os segurados podem confirmar quais agências estão abertas no site covid .inss. gov.br. O INSS afirma que atualiza a lista de agências regularmente. Para checar se a unidade foi liberada pelos peritos, confira o site na ANMP.

Perícia virtual

Na sexta, o Tribunal de Contas da União determinou que o INSS elabore, em até cinco dias, um protocolo para perícias médicas virtuais, adotando a telemedicina, que pode diminuir a fila de pedidos de perícia.

Assessoria Jurídica

A Component-e conta com um completo departamento jurídico, prontos para lhes atender, bem como diversos parceiros, especializados em assuntos complementares de caráter jurídico, buscando a excelência em nossos serviços prestados, dentre os quais destacamos:

• Orientação na administração do condomínio;
• Avaliações contratuais;
• Aconselhamento para redução da inadimplência;
• Cobrança extra-judicial e judicial;
• Recomendações para soluções de problemas enfrentados pela administração;
• Orientação trabalhista e previdenciário.